Assembléia de Deus de Camocim, local onde se ministra a poderosa palavra de DEUS. Que tem a sua frente um sincero e verdadeiro servo de Deus, Pastor Carvalho.

ESSA É A VERDADE.

Seguidores

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Somos bons ou maus?





Pela tradução das palavras em si, segundo o dicionário Aurélio,  bom é um adjetivo que denota perfeição do ponto de vista moral. Mau é o que não tem as qualidades que se gostaria que tivesse. Que faz ou tem propensão a fazer o mal. Sem talento, destituído de valor. Perigoso, nocivo e pouco agradável.
No Antigo Testamento, a vítima do sacrifício tinha que ser perfeita, sem defeito. (Ex. 12.5) e em relação ao homem, este deveria ser direito, reto e de bom caráter. (Gn.6.9/17.1). No Novo Testamento encontramos a passagem em que se aplica aos discípulos de Jesus, ou seja, a nós: ”Sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste”. (Mt 5.48). Porém a absoluta perfeição somente pertence a Deus. Deus é bondoso e pela sua misericórdia que nos concede a graça imerecida pelo qual somos chamados filhos.
Vou compartilhar uma parábola em que Jesus descreve como herdar a vida eterna a um certo doutor “intérprete da lei”: Amarás ao Senhor teu Deus acima de todo o seu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo (Lc 10.27). Quem é o nosso próximo? Observo nesta parábola muitos ensinamentos e um exemplo de bondade sublime de onde não se esperava tal atitude. A quem devemos mostrar a bondade de Cristo em nossa vida? Na história do Bom samaritano os indivíduos não são identificados pelos nomes, mas caracterizados pelas funções e ações. O homem assaltado é um anônimo: talvez um viajante, desempregado, ou seja, carente de afeto, desprotegido, marginalizado, sem amigos, sem dinheiro e família, milhares de pessoas ao redor; porém solitário. Eis que entram em cena alguns dos personagens que “poderiam” ajudá-lo, que a princípio teriam a solução para o problema daquele pobre homem, porém a solução é Jesus. Aleluia! que tranforma o coração das pessoas. Eis que descia casualmente um Sacerdote estrada a fora e passou de largo, nem sequer olhou, talvez muito apressado com os afazeres. Eis que passou também um Levita, que se deteve, olhou e como não conhecia também passou de largo. Neste momento tão dramático na vida deste moribundo, eis que aparece um “estranho”, um estrangeiro, ou seja, um samaritano. Nesta época os samaritanos eram inimigos para os Judeus. Será que ele iria se importar? Eis que o samaritano parou se identificou e prontamente para surpresa do moribundo o ajudou.
E o samaritano compadeceu-se dele, curou-lhe as feridas aplicando óleo e vinho; e colocou-o em cima do seu próprio animal e o levou para uma hospedaria e tratou dele. No dia seguinte tirou dois denários e os entregou ao hospedeiro, dizendo: cuida deste e, se alguma coisa gastares a mais, eu te indenizarei quando voltar. Finalmente alguém viu e sentiu a dor e o drama daquele homem abandonado e se compadeceu, e se envolveu. Por incrível que pareça por uma pessoa que normalmente se rejeitaria ajuda. Ajude alguem hoje, faça o bem para alguém, diga uma palavra de conforto, fale do amor e da bondade de Jesus Cristo, do que Ele fez e faz na tua vida. Ajude alguém a se levantar, não somente os seus familiares e amigos, mas também colegas de trabalho e tantas outras pessoas que lhe cercam todos os dias e geralmente precisam da ajuda de um Bom Samaritano.

Pb. Eduardo Spíndola
Fiquem na Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário