Assembléia de Deus de Camocim, local onde se ministra a poderosa palavra de DEUS. Que tem a sua frente um sincero e verdadeiro servo de Deus, Pastor Carvalho.

ESSA É A VERDADE.

Seguidores

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Auto Imagem e Auto Estima: O que você pensa de si mesmo?

Pv 23.7 “Porque, como ele pensa consigo mesmo, assim é...” Como imaginou em sua alma, assim é...”
Os líderes que vencem são os que têm consciência de que podem vencer. “A Visão nos forma”.

1. O QUE É AUTO-IMAGEM
A resposta a esta pergunta irá depender do conceito que tenho sobre mim mesmo.
Quem sou eu? Qual é o meu valor?
Auto Imagem é o que eu penso de mim mesmo, que começa a ser formada desde o ventre materno.
- É o que eu penso e o que eu sinto a meu respeito. Minha atitude para comigo mesmo.
Auto Imagem: é a nota que eu dou a mim mesmo. 95% das pessoas se sentem inferiores.
Por quê? “Por que tu és o que tu vês e tu tens o que tu dizes”
São pensamentos, sentimentos e atitudes que temos para conosco mesmo”.
É minha avaliação sobre meus valores pessoais (físicos, intelectuais, habilidades, etc).
É uma ótica pela qual enxergamos a vida. Algumas pessoas têm óculos negativos que dão perspectiva pessimista à vida toda, enquanto outros têm óculos positivos que dão brilho à vida toda.

2. AS FONTES DA NOSSA AUTO-IMAGEM
Há muitos fatores que influenciam nossa imagem negativamente ou positivamente.
Por Exemplo:
- Relacionamento entre Pais e Filhos (defeituosos ou maduros).
- Pensamentos que alimentamos em nossa mente e emoções.
- Influências da sociedade (amigos da escola, trabalho e igreja, etc).
- Expectativas reais ou irreais que desenvolvemos.
- Interpretações certas ou erradas que temos do Ensino Bíblico.

3. POR QUE MUITAS PESSOAS TÊM UMA AUTO-IMAGEM NEGATIVA.
A principal razão de uma auto-imagem negativa é a falta de amor fundamental. Sem este amor como alicerce, a pessoa não se sente amada e aceita. A pessoa que experimentou tal amor tem uma confiança de que é aceita, não importa o que ela faça ou deixe de fazer. Seus sentimentos e pensamentos a respeito de si mesmo não dependem de suas habilidades ou desempenho.

A pessoa que se aceita tem a seguinte ótica: “Eu sou bom porque Deus me fez, e Ele não faz besteiras”. Se eu me aceito, normalmente enxergo a vida de forma positiva, Se eu não me aceito, normalmente enxergo a vida de forma negativa. É uma atitude que me norteia, dando óculos emocionais através dos quais enxergo a vida toda.

Um caso bíblico: Você já ouviu falar de Gideão? Ele não tinha uma auto-imagem positiva dele mesmo.

Replicou-lhe Gideão: Ai, senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manasses, e eu o menor na casa de meu pai”. (Juízes 6:15)

A auto-imagem negativa às vezes está tão arraigada em nós que lutamos contra a verdade de Deus.
- Complexo de inferioridade.
- Crise de habilidade.
- Crise de credibilidade consigo mesmo.

Somos o produto da visão que alimentamos!

Pecados conseqüentes da baixo-estima e auto-imagem negativa:
Incredulidade, revolta, omissão, murmuração, desespero, desânimo.

QUAL É A FONTE DE SUA AUTO-IMAGEM?
Qual é a fonte que alimenta a sua visão de si mesmo?
Se for o eu, você se tornará orgulhoso, prepotente, vaidoso e soberbo.
Se forem os conceitos que outros dizem, você se tornará alguém manipulado pelas opiniões alheias.
Se forem às memórias de experiências negativas você será um escravo do passado e nunca desenvolverá seu potencial.
Se for o que você é e pode em Cristo, AÍ SIM, você entrará num processo de desenvolvimento de tudo quanto Deus projetou para que você fosse em Cristo.
Busque uma nova perspectiva. Deus tem uma ótima perspectiva de você mesmo.

Deus sempre teve uma perspectiva grande acerca de Gideão.
O anjo do Senhor lhe disse: “O Senhor é contigo, ó homem valoroso”.(Juízes 6:12)
Tornou-lhe o Senhor: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como a um só homem”. v.16
Gideão passou a enxergar a si mesmo com os olhos de Deus!
Gideão deixou de ser um homem medroso e frágil, negativo e pessimista para se tornar um guerreiro valente, vitorioso e ousado!

A base da nossa auto-imagem e auto-estima está em Cristo.
Deus te convida a romper com o passado que te separa do projeto dele para ti.
Você não é o que você pensa que é! Você não é o que as pessoas dizem que você é!
Você é o que Deus diz que você é através de sua Palavra.
Ouça o que Ele diz sobre você: “És meu filho amado em quem tenho prazer”.
 
Fonte:  http://avivamentojovem.blogspot.com/

Um comentário:

  1. Muito bom! Parabéns pela postagem e pelo blog.
    Realmente, o que devemos refletir e valorizar é o que Deus pensa a respeito de nós. É saber que, graças a Sua imensurável misericórdia, somos a menina dos Seus olhos.
    Louvado seja o nosso amado Pai!
    Grande abraço,
    Regina Helena
    http://destilardosfavos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir